segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Opa, espera aí...como assim???

Bom, nosso stand (Tratamento de Resíduos) foi um sucesso no evento "Planeta Sustentável", porém, devo aproveitar agora, depois da correria dos 7 dias de evento, pra falar de algumas coisas com tranquilidade.
Registramos alguns equivocos no evento que nos deixaram indignados, e o "Bando Real" que me desculpe e me de licença, mas eu preciso falar!!!
Foram 7 dias de evento, eu não tenho dados de quantas pessoas visitaram a feira, mas o fato é que o stand do Banco Real distribuiu nesses 7 dias, um copinho de plástico (descartável) com água para cada visitante, iguais aqueles que nós compramos em qualquer lugar e geralmente custam 0,50 centavos, contendo em média 300 ml's de água. Isto seria normal, não fosse o absurdo do copinho conter apenas dois dedos de água...isso mesmo "dois dedos de água apenas" Quando questionamos qual era o propósito daquilo, os representantes do stand nos responderam que era pra conscientizar a polulação de que a água doce está escassa no planeta. Foram distribuidos também os populares "biscoitinhos da sorte" com bilhetinhos contendo mensagens de conscientização ambiental, "meu Deus, um biscoitinho em cada saquinho plástico". Mas espera aí: Qual era mesmo o tema do evento? - Planeta Sustentável - não é pra rir (rs)??? "É, seria cômico se não fosse trágico" Ou seja, passamos 7 dias, das 09:00 às 17:00 hrs falando para a população sobre a necessidade cada vez maior de vivermos de modo sustentável, e no próprio evento flagrarmos esse tipo de erro? Pôxa vida, imaginem a quantidade de resíduos gerados com essa brincadeira. Nos foi dito que todos os copinhos e saquinhos plásticos seriam encaminhados para reciclagem, mas em primeiro lugar está "redução", a "reciclagem" na verdade é a última das opções na *Política dos 3 R's, e isso poderia ter sido evitado no evento, os responsáveis pelo stand poderiam ter usado um pouco mais de criatividade para conscientizar a população sobre a escassez de água doce no planeta, e não essa idéia "estapafúrdia", com o perdão da palavra, e geradora de resíduos. Imaginem quanto plástico e alumínio foram utilizados na confecção dos copinhos e saquinhos de biscoito, sem contar que infelizmente, a educação ambiental não é tão fácil assim...não é com um copinho com 2 dedos d'agua, ou um biscoitinho contendo uma mensagem ecologica que se vai educar a população sobre as questões ambientais, pois muitos visitantes, beberam a água, comeram o biscoitinho, e boa parte desses copinhos, saquinhos plásticos, e mesmo os bilhetinhos (a maioria das pessoas nem leram o que estava escrito no papelzinho) foram parar no chão do parque.

*Política dos 3 R's:

Reduzir
Reutilizar
Reciclar

Bom, acredito que por hoje é só!

Nenhum comentário: