terça-feira, 9 de outubro de 2007

No Ibirapuera

Primeiro dia no parque

Hoje, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou o circuito sustentável no Parque do Ibirapuera. O evento ainda teve as presenças da atriz Denise Fraga, que contou uma história para as crianças, e da apresentadora Eliana

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou o circuito sustentável no Ibirapuera. O evento ainda contou com a presença da atriz Denise Fraga, que contou histórias para as crianças, e da apresentadora Eliana

Na presença de crianças de escolas municipais convidadas, de representantes das empresas patrocinadores, da equipe do Planeta Sustentável e do público visitante, o prefeito Gilberto Kassab, falou da importância do evento para a cidade e para este momento, na companhia de Sidnei Basile, diretor de relações institucionais da Editora Abril. Até o final da semana espera-se a visita de cerca de 800 mil pessoas que receberão orientações sobre pequenas/grandes práticas diárias que podem ajudar o planeta.

"O Ibirapuera é referência para São Paulo, é o lugar perfeito para o exercício de ações de cidadania e de preservação do ambiente", disse Kassab que, depois da abertura, dirigiu-se à estação da INCLUSÃO SOCIAL, a primeira do circuito da sustentabilidade. Nela, viu a exposição de fotos dos atletas que participaram dosJogos ParaPanamericanos - realizados no Rio de Janeiro, em agosto -, e orientado sobre o trabalho da empresa I. Social, que já inseriu no mercado de trabalho mais de dois mil portadores de deficiência física. Além disso, participou da experiência sensorial proposta pelo estande: vendar os olhos para sentir a privação dos sentidos e aguçar mais o tato ao tentar identificar objetos pela sua forma, textura e cheiro. "Este espaço mostra a todos a importância de criarmos políticas públicas de inclusão em seus diversos aspectos", salientou.

Enquanto isso, na Estação Central do projeto, a atriz Denise Fraga contava uma história de Gabriel Pensador para as crianças. "É a história de um menino que tinha seis dedos, mas a gente não pode ter preconceito por causa disso", conta Lucas Rocha, de 11 anos, que aprendeu que a água usada para lavar roupa serve também para outras coisas, como lavar o carro. "Agora vou falar pra minha mãe que ela não pode jogar essa água fora", disse ele.

"Aqui no Parque tem muitas atividades para vocês se divertirem, mas também aprenderem como ajudar o planeta" disse Sidnei Basile às crianças presentes na abertura do evento. A importância de conscientizar os pequenos recheou a programação de atividades inteligentes e lúdicas que mostram que é possível, sim, aprender brincando: modelagem com papel na oficina do Banco Real, sucata sonora na oficina da CPFL e brinquedos de sucata na oficina da Bunge. "As crianças são o futuro do país e podem reeducar seus pais", afirmou a apresentadora infantil Eliana, que causou certo alvoroço entre o público infantil assim que chegou ao Parque.


Depois do estande sobre INCLUSÃO SOCIAL, o itinerário planejado no Ibirapuera segue com outros temas:

- NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS, coordenado pela ONG Amigos da Terra, o estande mostra produtos que geram emprego e renda para a Amazônia, sem deixar de preservar a floresta;

- TRATAMENTO DE RESÍDUOS, organizada pela ONG PUERAS, que mostra incríveis objetos de decoração feitos com material reciclado e vários tipos de sabão feitos a partir do óleo de cozinha;

- MOBILIZAÇÃO e PARTICIPAÇÃO SOCIAL é o tema da quarta estação, administrada pelo Centro de Voluntariado. A orientação dos monitores é complementada por um painel com as 750 entidades cadastradas pela entidade: nele, os interessados encontram a instituição mais ajustada aos seus interesses e que ainda seja perto da sua casa , o que garante ainda mais a continuidade da ação;

- CONSUMO CONSCIENTE é o tema "comandado" pelo Instituto Akatu. Ao penetrar pelo labirinto montado no estande, o visitante toma conhecimento de números alarmantes sobre o consumo desenfreado e também de soluções para contê-lo como, por exemplo: "só troque o celular quando realmente precisar". Já imaginou se os 120 milhões de usuários de celular no Brasil resolvessem adquirir um modelo mais moderno a cada ano e jogassem o aparelho "velho" no lixo?

- Após ter assimilado bastante informação e feito um bom exercício caminhando entre as estações - são 3 km, no total! - chega-se ao estande da CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, que mostra formas de construir e montar sua casa com mais responsabilidade.

"Podemos aprender a mudar os nossos hábitos em cada estação do circuito da sustentabilidade e esperamos que esta seja uma ação com multiplicidade pela cidade", afirma o prefeito Gilberto Kassab.

As dicas para quem for percorrer o circuito completo são: calçar tênis - imprescindível para aproveitar todo o percurso - e não esquecer de carimbar o "passaporte" em cada um dos estandes. Só assim o visitante leva a sacola de algodão orgânico do Planeta Sustentável, adquirida no estande da Editora Abril, junto à Estação Central.

Tomara que muitas sacolas sejam distribuídas até o dia 14 de outubro. Assim, os visitantes - antes mesmo de sair do Parque - já terão aderido a uma prática ambientalmente responsável. Vai lá!


Reportagem retirada do site do evento realizado pela Editora Abril

Nenhum comentário: