domingo, 8 de outubro de 2017

Quando um ídolo faz aniversário... Para Pitty

Sim! Eu demorei pra publicar porque passei o dia inteiro filosofando sobre...

Provavelmente tem uma galera no Facebook se perguntando por que ainda não me manifestei.

E, lá vem textaço!

Em 2003, estava assistindo a MTV quando de repente anunciaram o lançamento de um videoclipe na programação. Era uma banda nova que acabara de surgir, e a MTV ia apostar no som, eu, da cozinha, ouvindo o apresentador dar detalhes sobre o videoclipe que ia estrear, dizendo que a banda trazia "uma mina" a frente dos vocais, não dei muita bola. Achei que fosse mais uma daquelas bandas pop da gringa, que volta e meia a MTV colocava na programação pra encher linguiça, nada mais. Mas, ouvi o cara dizer que a banda era nacional e que vinha da Bahia.    
"-Opa! Deixa eu ver issaê." 

Larguei o que eu estava fazendo, corri pra frente da tv, e, pah! O primeiro riff e logo em seguida, a "mina" de saia branca, regata preta e um cabelão que me lembrava o da Alanis Morissette em 1995 passa de um lado pro outro na tela. Fiquei confusa por uns 3 segundos achando que realmente era a Alanis. E aquele riff pesado, tenso, ia entrando pelos ouvidos, até que: "Diga quem você é, me diga..." Gente... E aquele sotaque delicioso?
Me lembro de ter soltado um longo, intenso e emocionado "CARALHO...O QUE É ISSO? QUEM É ESSA MINA?" Na legenda apareceu: "Máscara - Pitty - Disco: Admirável Chip Novo."

A cada cena, a cada riff, a cada frase um arrepio diferente. Percebi que eu ia me identificando com cada verso da música. Eu acreditava em cada verso que estava sendo cantado. O videoclipe acabou, e eu me lembro que fiquei, acho que, uns dois minutos ainda olhando pra tv, hipnotizada, tentando assimilar aquilo tudo. Nem prestei atenção no que o apresentador disse depois de terminar a exibição do videoclipe. 

Pro meu desespero, eu não tinha acesso tão fácil à internet pra pesquisar outras músicas daquela "mina com nome de boneca". Apelei pra bancas de jornal, na esperança de encontrar alguma revista que falasse sobre ela, sobre o disco, sobre a banda, mas, não achei. A saída era ficar de olho na programação da MTV, e ao mesmo tempo ligada nas rádios pra ouvir aquele som de novo. Ouvi mais uma, duas, três, dez, trinta...Eu não cansava de assistir aquele videoclipe, até que ouvi anunciarem que seria lançado outro videoclipe da Pitty na programação. "Admirável Chip Novo". Mais um "CARALHO (...)" De novo aqueles arrepios, a mina que eu disse que tinha nome de boneca estava vestida de boneca no clipe. De novo rolou a identificação com a letra, afff...Ela estava dizendo na música dela, coisas que eu pensava. Como assim? 
Plaw!!! "Teto de Vidro" logo na bota! Affff meeeeeeo!!! Socorro!!! Preciso ter o disco! Preciso ouvir o disco todo!!! Preciso desse discoooo!!! 

E foi assim que a Pitty invadiu minha vida. A cada disco, uma fase da minha vida e a inacreditável identificação com as músicas, todas as músicas, cada uma delas. "Ignorin'u" foi um dos meus hinos favoritos. Aquela música era eu! 

Música a música, disco a disco, vídeo a vídeo, ela me ganhou definitivamente. 

Hoje (ontem, 07/10) é aniversário dela. 40 anos de idade, apenas dois à mais que eu, uma bagagem belíssima pra ficar gravada na história do rock nacional, e na história das mulheres no rock nacional, apesar dos "roqueiros" brasileiros preconceituosos torcerem o nariz para as suas músicas, dizendo que "É música pra menininhas", ou, "música pra adolescentes". Me desculpem! Vocês estavam e estão errados! 

Quando ouço alguém dizer essas coisas, sempre penso que dizem por dizer, por preconceito e por não conhecer a fundo o trabalho dela.  Podem não curtir o som, claro! Gosto é gosto! Mas, prestem atenção no que essa mulher tem a dizer! Prestem mais atenção às suas composições. Não são "historinhas pra boi dormir", não!

Nesses 4 anos executando com a Brinquedo Torto, um tributo  exclusivo ao seu trabalho musical, eu ouvi incontáveis vezes, várias pessoas me dizerem que depois de assistirem a um, ou vários shows da Brinquedo Torto, passaram a ouvir Pitty com outros ouvidos, e conheceram de verdade o trabalho dela. Alguns continuaram não curtindo, mas vários passaram a gostar.

Na data de hoje, que na verdade foi ontem, porque já bateu a zero hora e vinte minutos do dia 8 aqui, quero deixar registrado o meu *FELIZ ANIVERSÁRIO, PITTY!* Gratidão por todas as mensagens embutidas em cada uma de suas músicas, que me inspiram muito. Que venham  muitos anos de boa música, muita saúde, luz, criatividade, inspiração, reconhecimento do seu trabalho, e uma infinidade de coisas boas que te desejo! Quero registrar também, todo o meu amor, desta fã que te admira pra caramba! Eu tinha muito mais pra escrever, mas, vou deixar pra, quem sabe, uma oportunidade de te contar tudo pessoalmente e te dar um abração. Se algum dia você passar os olhos nesse texto, dá um salve, só pra eu saber. 

É isso!

Nenhum comentário: