sábado, 18 de setembro de 2010

Cidade Tiradentes e as eleições 2010.

Por Giselle Vergna.

Estamos a 16 dias das eleições, e aqui na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, tenho notado as pessoas pouco animadas com a política, de um modo geral. O assunto mais comentado nas ruas do bairro é sobre a candidatura de Francisco Everardo Oliveira Silva de 45 anos. Você não sabe quem é? Isto não é nenhuma surpresa para mim!

Confesso que, se eu ouvisse este nome por ai, pensaria que é um candidato igual a qualquer outro. E digo mais: com certeza, se eu o visse andando na rua, sem os apetrechos exageradamente coloridos com o que ele costuma se caracterizar, jamais eu o reconheceria. Pois bem, o candidato em questão, ficou conhecido como Tiririca nos quatro cantos do país ao emplacar em 1996, a música “Florentina Florentina”.
Tiririca é candidato a deputado federal pelo Partido da República (PR). Sabe apenas ler e escrever, diz que não tem idéia do que faz um deputado federal, se auto entitula “o abestado”, e, pasmem: seu slogan de campanha já é considerado um dos mais repetidos pelos eleitores. “Vote no Tiririca, pior que tá, num fica!”

Foi a primeira resposta que ouvi de Rosangela M. S. Heyek (41 anos/Do Lar), ao questioná-la sobre como ela estava encarando as eleições 2010. Rosangela, ainda rindo de sua resposta, me confessou: ” – Estou perdendo a fé em toda essa coisa de política, eleições e governo. Toda eleição é a mesma ladaínha. Eles prometem mundos e fundos, se elegem e depois esquecem as promessas que fizeram. A saúde não é a maravilha que dizem que é, no horário político, e aqui no bairro, estão construindo cada vez mais prédios para as pessoas virem morar. Mas estão se esquecendo da infraestrutura como a ampliação do transporte, por exemplo”. Rosangela reclamou também da educação: ” – Minha filha Fernanda, de 14 anos, foi fazer uma prova recentemente para o processo seletivo na escola Objetivo e não passou, Não ficou nem na média. Ela me disse que na prova, caíram questões sobre as quais ela não aprendeu na escola pública onde estudou”.

Outro depoimento que me chamou a atenção de uma forma negativa, e já começou com a frase categórica: ” – Odeio política!”, foi o depoimento de Johnny F. Gomes de 21 anos, Professor de Desenho: ” – Tenho título de eleitor desde os 16 anos e desde então, voto em branco ou anulo. Não voto em ninguém, porque acho que isso é uma forma do governo lucrar às custas do povo. Enquanto uns candidatos ficam trocando acusações e contando mentidas na propaganda eleitoral, outros fazem palhaçadas para zoar com a nossa cara. Tudo isso é uma palhaçada, nunca muda, só piora. Uma prova disso é o Tiririca ser candidato a deputado federal”. – Mas você não acha que votando em branco ou nulo, você acaba contribuindo para que situação piore? ” – Não é o meu voto que vai fazer a diferença, meu voto não vai mudar nada, não vai fazer falta!”

Já Eduardo Marinho, tem 26 anos, é “Escritor de Graffiti” e mais conhecido no bairro como “Credo”. Ele me disse que está cansado de ouvir os mesmos assuntos nas propagandas políticas. ” – As promessas não mudam. Saúde, educação, transporte, trânsito, habitação não deveriam mais ser abordados em suas propostas porque esses itens são básicos a que a população têm direito, e obrigação de todos os governantes. Sobre isso, não deve-se mais discutir, e sim, fazer e pronto! Quero ver mais propostas para os esportes e para a cultura, que são quesitos nos quais eu acredito que ajudam as pessoas crescerem pessoalmente e ampliarem seus horizontes.

Considerando todas as abordagens que fiz aos moradores da Cidade Tiradentes durante esta semana, concluí que a maioria dos eleitores se mostram indiferentes ao que é discutido no horário político ou em debates entre os candidatos. Separei esses três depoimentos acima porque, apesar dos três também citarem a mesmice dos candidatos, eu consegui prendê-los por alguns minutos durante a entrevista e até desenvolver uma conversa. Enquanto que a maioria das pessoas que eu abordei, me deixaram falando já na primeira pergunta, dizendo: ” – Política não é comigo.” Acredito que esse comportamento de apatia do povo às questões políticas já vem se arrastando há alguns anos. E o fato de um palhaço abestado que também é mágico, mesmo só sabendo ler e escrever, estar na disputa pelo cargo de deputado federal, contribuiu ainda mais para a população fechar os olhos, virar as costas para a política e fingir que está tudo bem.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Meu Travesseiro, Meu Amigo

Se meu  travesseiro pudesse falar
Ele contaria quantas noites passei em claro
Chorando...
Angustiada, agoniada
Ardendo em brasa
Queimando por dentro 
Se ele tivesse armazenado
As lágrimas de amor, e de dor
Que dos meus olhos ele secou
Daria para encher um oceano
Olhando para ele
Eu cantei e contei
Os meus mais secretos segredos
Ele sabe tudo sobre
Os meus mais intimos desejos
Para ele sussurrei nomes
Mas apenas dois
Foram os que ele de fato conheceu
Entreguei a ele
Os meus mais doces pensamentos
E quantas vezes ele acomodou
A minha cabeça cheia de planos
Meus devaneios e sonhos
Quantas vezes disparei contra ele
Tiros de loucura
E enquanto eu o agredia
Com os meus acessos de raiva
Ele acariciava a minha face
Limpando a maquiagem borrada
Das tantas noites de bebedeira
Enquanto a cama, leviana
Insistia em rodar
Eu sabia que ele estaria ali
Sempre no mesmo lugar
Firme como rocha a me esperar
Eu nunca ousaria substituí-lo
Não tenho outro, assim, fiel amigo
Não me importo por ele ser
Completamente mudo
Porque ele...ninguém mais
Será sempre o ÚNICO
A me ouvir atento
Calado
Mas se ele pudesse falar
Eu desconfio...
Talvez me cobraria caro o aluguel
Por muitas horas de terapia
E eu sei, ah, como eu sei
Não teria como pagar.

(Mellinda Margoth)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

IMPORTANTE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA 2010

Eu volteeeeei..rsrs, só pra falar da campanha  2010 de vacinação contra a raiva em cães e gatos

 




De 16 à 29 de Agosto, o Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) de São Paulo realizará a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Serão mais de 2 mil postos de vacinação, entre postos fixos e postos volantes. Os postos funcionarão das 9h00 às 17h00.
Para saber onde terá um posto de vacinação mais próximo da sua casa, basta ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura no número 156, ou acessar a Lista Completa de Postos de Vacinação no site da Prefeitura.

*Coisas que você precisa saber...

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, cuja transmissão ocorre pelo contágio direto, isto é, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.

Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, virem a contrair a doença. A raiva humana em regiões urbanas é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos.

NO DIA DA VACINAÇÃO, RECOMENDA-SE

    * Cães dóceis devem estar com coleira e guia, e ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;
    * Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;
    * Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser transportados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes;
    * Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades,
    * Crianças não devem levar os animais para vacinar.

Você sabe o que é RGA?

O Registro Geral Animal – RGA é a identificação para cães e gatos, documento obrigatório com base na lei municipal nº 13.131/01, que pode ser obtido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em estabelecimentos veterinários, credenciados pelo CCZ. Para emissão do RGA, o proprietário deve apresentar o comprovante atualizado de vacinação contra raiva.
É isso aí galera não deixe de vacinar o seu bichinho de estimação! Ele precisa de cuidados e você tem que ter responsabilidade com o seu animal.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Projeto Elas Por Elas Cidade Tiradentes

Idealizado pelo Subprefeito da Cidade Tiradentes, "Renato Barreiros", organizado e realizado por toda a sua equipe. Repercussão do Projeto:

Reportagem exibida em 08/03/2010 no J10


Reportagem exibida em 05/03/2010 no Jornal da Cultura

quinta-feira, 4 de março de 2010

Exibição adiada

Voltei rapidinho pra dizer que a matéria no Jornal da Cultura a qual me referi no post anterior ficou pra amanhã, 05/03, às 21:00

Dia 08/03 - Dia Internacional da Mulher

Só pra marcar o dia...participei da gravação de uma matéria pro Jornal da Cultura hoje, e será exibido daqui a pouco às 21:00. A matéria falará sobre o projeto Cidade Tiradentes Canta: "Elas Por Elas", onde várias cantoras do bairro foram convidadas à interpretar músicas de grandes cantoras e com temas femininos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O repertório varia de Edith Piaf à Rita Lee, e de rock à funk. Cada cantora interpretou a música em seu estilo. Eu interpretei a música "Cor-de-Rosa Choque" da Rita Lee...quem quizer conferir, tem o video disponível no YouTube logo abaixo. Mas já vou avisando...o video é provisório e eu não apareço nele, porque foi jogado na rede rapidamente pra divulgação. O CD será lançado nesta Segunda-Feira, 08/03 no C. E. U. Água Azul, aqui na Avenida dos Metalúrgicos, 1.262 (Cidade Tiradentes). O evento de lançamento contará com uma programação de conteúdo voltado ao público feminino, mas todos estão convidados, pois o evento estará aberto ao público em geral. Confiram um resumo da programação:

09:00 às 09:10 - Dinâmica: "Medicina Tradicional"

09:10 às 09:30 - Apresentação do Fórum Tecendo a Rede de Paz e sua contribuição no combate à "Violência Contra a Mulher" - Notificações de Violência contra a Mulher no bairro de Cidade Tiradentes. "Márcia Eireles R. Martins" (Assistente Social - SUVIS CT).

09:30 às 10:00 - Apresentação das atividades desenvolvidas no bairro pelo Centro de Apoio CASA ISABEL (atendimento às Mulheres). "Maria Veridiana Maurelli" (Gerente da Instituição).

10:00 às 11:30 - Debate sobre a situação da Mulher na sociedade atual. Presença de "Soninha Francine, Juliana Temer e Regina Gomes".

11:30 - Lançamento do CD Cidade Tiradentes Canta Elas Por Elas, com apresentações ao vivo das músicas do CD.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

I'm really sorry!!!

Me desculpem, mas, neste blog não haverão mais comentários anônimos, ok! Já que não se tem muitos comentários por aqui, que os poucos que comentam se identifiquem...quero saber quem são!
Se não estiver afim de se identificar...então não comente.

À quem possa interessar: Comentários aqui neste blog, não me fazem falta alguma!!!

E TENHO DITO!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"O GERENTE"

*para refletir...

Havia uma empresa em que o dono queria mudar o modo de gestão porque achou que estava tudo muito parado, e os funcionários um pouco desanimados. Entrou então, um novo gerente. Ele chegou animado, afim de balançar as bases, mostrar serviço e modificar tudo.
Ele foi a onde trabalhavam os operários. Avistou um jovem encostado na parede com as mãos no bolso, observando os funcionários trabalharem, e achou aquilo um absurdo, todos trabalhando e ele ali parado, olhando. Inflou o peito, altivo, se aproximou do jovem e perguntou: - Rapaz, quanto você ganha por mês? O rapaz imediatamente respondeu: - Ganho trezentos reais, senhor, por que? Então, o gerente colocou a mão no bolso, tirou trezentos reais, deu ao jovem e disse: - Tome rapaz, trezentos reais, seu salário do mês. Pegue esse dinheiro, vá direto ao RH. Depois desapareça daqui e não volte nunca mais! O rapaz, sem dizer nada, olhou ao seu redor, pegou o dinheiro, enrolou, colocou no bolso e saiu rapidamente.
E o gerente, convencido de sua excelente atuação perguntou ao grupo de funcionários que estavam ali acompanhando aquela cena: - Alguém de vocês pode me dizer o que aquele jovem rapaz fazia aqui? E os funcionários responderam em coro: -"Sim senhor, ele é entregador de pizza, e estava aguardando o troco".

Moral da estória: Há pessoas que se preocupam tanto em mandar nos outros que se esquecem de pensar!

hehehe...totalmente pertinente ao momento.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PLANETA NO PARQUE 2010

É isso aê amigos, tô indo pra 3º edição do Planeta no Parque...adóóóóóóóóóóóro!!!!

A abertura do evento, no dia 22/01, às 10h, já reserva um encontro pra lá de especial: o show do grupo “Pequeno Cidadão”, dos músicos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto. Daí até o dia 25, as atividades serão intensas: todos os dias o público poderá assistir a peças infantis, ouvir histórias e participar das oficinas de compostagem e horta caseira, entre outras.

Os temas selecionados para esta terceira edição – Sustentabilidade é..., Água, Energia, Cidadania e Consumo – foram inspirados pelo Manual de Etiqueta Sustentável 2.0, lançado este ano (veja a versão on line, com 120 dicas), e serão apresentados em três espaços ilustrados por painéis, instalações, totens, vídeos e atividades interativas.

Este ano, uma das novidades bacanas é que terão telas espalhadas por todo o parque para exibição de videos com dicas de pessoas comuns gravados antes e durante o evento. Com um detalhe importante: Cada visitante do "Planeta no Parque" que topar gravar sua dica, ganhará um brinde surpresa! Alguém aí vai perder essa?

Se você não mora em São Paulo - nem no Brasil - também pode participar! Basta gravar seu vídeo e enviar para o email planetasustentavel@abril.com.br até 19 de janeiro. Os vídeos devem ter boa qualidade de som e imagem, não podem ter qualquer apoio ou patrocínio, nem utilizar trilha sonora ou imagem de terceiros que viole direitos autorais. Para saber os detalhes, leia o regulamento.

22 a 25 de janeiro de 2010
10 às 17hs
Parque do Ibirapuera
Show de abertura: dia 22, às 10h, com “Pequeno Cidadão"
Veja o mapa do local

Maiores detalhes, acesse o site do Planeta Sustentável!

Aproveitem ...

Fonte: Editora Abril