segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Opa, espera aí...como assim???
Registramos alguns equivocos no evento que nos deixaram indignados, e o "Bando Real" que me desculpe e me de licença, mas eu preciso falar!!!
Foram 7 dias de evento, eu não tenho dados de quantas pessoas visitaram a feira, mas o fato é que o stand do Banco Real distribuiu nesses 7 dias, um copinho de plástico (descartável) com água para cada visitante, iguais aqueles que nós compramos em qualquer lugar e geralmente custam 0,50 centavos, contendo em média 300 ml's de água. Isto seria normal, não fosse o absurdo do copinho conter apenas dois dedos de água...isso mesmo "dois dedos de água apenas" Quando questionamos qual era o propósito daquilo, os representantes do stand nos responderam que era pra conscientizar a polulação de que a água doce está escassa no planeta. Foram distribuidos também os populares "biscoitinhos da sorte" com bilhetinhos contendo mensagens de conscientização ambiental, "meu Deus, um biscoitinho em cada saquinho plástico". Mas espera aí: Qual era mesmo o tema do evento? - Planeta Sustentável - não é pra rir (rs)??? "É, seria cômico se não fosse trágico" Ou seja, passamos 7 dias, das 09:00 às 17:00 hrs falando para a população sobre a necessidade cada vez maior de vivermos de modo sustentável, e no próprio evento flagrarmos esse tipo de erro? Pôxa vida, imaginem a quantidade de resíduos gerados com essa brincadeira. Nos foi dito que todos os copinhos e saquinhos plásticos seriam encaminhados para reciclagem, mas em primeiro lugar está "redução", a "reciclagem" na verdade é a última das opções na *Política dos 3 R's, e isso poderia ter sido evitado no evento, os responsáveis pelo stand poderiam ter usado um pouco mais de criatividade para conscientizar a população sobre a escassez de água doce no planeta, e não essa idéia "estapafúrdia", com o perdão da palavra, e geradora de resíduos. Imaginem quanto plástico e alumínio foram utilizados na confecção dos copinhos e saquinhos de biscoito, sem contar que infelizmente, a educação ambiental não é tão fácil assim...não é com um copinho com 2 dedos d'agua, ou um biscoitinho contendo uma mensagem ecologica que se vai educar a população sobre as questões ambientais, pois muitos visitantes, beberam a água, comeram o biscoitinho, e boa parte desses copinhos, saquinhos plásticos, e mesmo os bilhetinhos (a maioria das pessoas nem leram o que estava escrito no papelzinho) foram parar no chão do parque.
*Política dos 3 R's:
Reduzir
Reutilizar
Reciclar
Bom, acredito que por hoje é só!
domingo, 14 de outubro de 2007
Ultimo dia, vou sentir saudade.
Ontem o dia foi mais tranquilo do que sexta-feira. Não fez tanto sol, "tinha água" rsrsrs, até estava calor, mas não estava insuportável.
E hoje é o ultimo dia. Acho que podemos dizer que temos um saldo positivo, pois tenho a sensação de missão cumprida, estamos saindo da feira com a certeza de que muita gente que visitou nosso stand vai pensar bem no que consome e o que joga fora. Espero mesmo que tenhamos conseguido sensibilizar um pouco as pessoas que não tem a prática de reciclar nada, afinal, todos nós sofreremos as consequências se não começarmos AGORA o que já deveriamos ter começado há muito tempo.
Vou sentir saudades, e a feira vai ficar na história...até a próxima!!!
*Informações sobre COLETA SELETIVA no seu bairro.
sábado, 13 de outubro de 2007
Pois é, a feira continua!
Ontem foi feriado, dia das crianças...parque lotado. Eu não podia deixar de demonstrar minha indignação pois, ontem estava um calor "dos diabos" com o perdão da expressão, e o parque Ibirapuera encontrava-se sem água em alguns banheiros e bebedouros, ou seja: a maioria dos visitantes e mesmo os participantes da feira Planeta Sustentável...inclusive o nosso pessoal da tenda do PUERAS passamos sede o dia inteiro, sem contar a imundice nos banheiros, por conta de não haver água para dar descarga nos sanitários...Imaginem só o mau odor dentro desses banheiros!!!Ninguém merece né? (na verdade compramos agua para beber...se não, ninguém aguentaria né...rsrsrs)
Foi um dia cansativo, quente pra dedéu, a tenda não ficou vazia um só minuto, mas foi muito gratificante pra nós causar surpresa em algumas pessoas ao mostrar o resultado dos "5 R's"(reflexão, redução, recusa, reaproveitamento e reciclagem). Ao mostrar o resultado dos trabalhos artesanais feitos com jornal, folhas de revista, garrafas pet, o trabalho do sabão feito com óleo depois de usado nas frituras, e a própria reciclagem em si, pois as pessoas demonstraram muita surpresa ao ver que através da fibra obtida com a reciclagem das famosas pets pode-se fazer uma infinidade de produtos que inclusive já encontram-se disponíveis para consumo e muitas vezes nós compramos nos supermercados ou em pequenas mercearias, e nem nos damos conta que é um produto ecologicamente correto, tais como roupas, bolsas, calçados, e mesmo utensílios domésticos usados na limpeza, como vassouras, escovas para esfregação, e os próprios sabões em pedra ou em pó e detergentes líquidos feitos com óleo usado. Na tenda nós também mostramos como é simples separar os resíduos recicláveis: Não precisa separar o plástico/papelão/vidro/metal, enfim...basta colocar todos os resíduos em um saco ou caixa de papelão separada dos resíduos não recicláveis como os resíduos orgânicos por exemplo. Também não é necessário ficar lavando com buchinha e sabão os resíduos recicláveis como se pensa, basta pegar a garrafa pet, por exemplo, e passar um pouco de água, a fim de evitar a profiferação de bactérias e o mau odor, por conta do açucar existente nos refrigerantes, sucos, etc...O mesmo se aplica para os vidros, caixinhas longa vida, latinhas de alumínio...
Bom gente é isso...mais novidades, aguardem o dia de hoje, que também vai ser pauleira!!!
Amo muito tudo isso!!!
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Olha a gente aí!!!!
RESÍDUOS
A ONG Pueras mostra que boa parte dos materiais que vão parar na lata do lixo podem ser reaproveitados. Páginas de revistas viram lindas bijuterias, óleo de cozinha vira sabão, garrafas PET podem se transformar em poltronas.
Na estação administrada pela Pueras, muitos mitos sobre reciclagem são esclarecidos. Por exemplo, não é necessário lavar os materiais que são destinados à coleta seletiva; papelão, plástico e vidro não precisam ser separados. Tudo pode ser colocado numa mesma sacola ou caixa e direcionado à reciclagem.
Durante esta semana, no Parque do Ibirapuera, os visitantes também encontram lixeiras para materiais recicláveis e não-recicláveis, customizadas por artistas plásticos.
MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Centro de Voluntariado realiza cerca de 15 palestras por mês, para até 50 pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o trabalho voluntário, seus direitos e deveres. Todos que dela participam recebem um certificado e muitos saem de lá com o compromisso firmado de doar seu tempo, trabalho e talento aos mais necessitados. Desde 1997, quando a organização foi criada, mais de 95 mil pessoas já foram orientadas sobre o trabalho voluntário e já surgiram mais de 60 centros de voluntariado pelo Brasil.
Lá na sua estação, no Planeta no Parque, o Centro de Voluntariado organiza diariamente, das 16h às 17h, uma roda de conversa sobre voluntariado e transformação social.
Sua estação foi montada como um labirinto. Nela, o Instituto Akatu mostra dados preocupantes sobre o nível de consumo da nossa sociedade. Em uma grande cidade, uma pessoa usa, em média, 250 litros de água por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o uso de metade desse volume no mesmo período. Haja "aga-dois-ó" para sustentar tal nível de consumo!
Quer mais? Somente no Brasil, há 102 milhões de celulares. E guardanapo? Uma família de quatro pessoas que faz três refeições por dia consome, em 20 anos, 86 400 unidades!
Lá no "Planeta no Parque", o Instituto Akutu - ONG mais lembrada quando o assunto é consumo consciente -, passa muito bem sua mensagem sobre a responsabilidade que cada indivíduo tem sobre a preservação do nosso planeta, que abriga 6,6 bilhões de consumidores potenciais.
No final do labirinto, cartazes da campanha do Akatu ilustram, de forma singela e determinada, revelam mensagens bacanas, que deveriam ficar registradas em nossas mentes, para sempre.
NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
Todos os objetos mostrados nesta estação, organizada pela ONG Amigos da Terra, preenchem importantes requisitos: geram emprego, renda e ainda contribuem para a conservação da Amazônia. Floresta e atividade econômica podem, sim, conviver, desde que seja traçada uma estratégia inteligente e sustentável. E há como reconhecer se o produto segue esses requisitos.
O balcão de serviços para negócios sustentáveis, criado pela Amigos da Terra para dar apoio a empreendimentos (comunitários e micro e pequenas empresas) que querem crescer sem deixar de se preocupar com a sustentabilidade, também integra esta estação.
O estande, além de apresentar produtos que resultam de negócios sustentáveis, também instrui os visitantes sobre como atuar como consumidores conscientes, ficando mais atentos, por exemplo, à certificação dos móveis que decoram a sua casa.
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Nossa...que correria!
Essa semana eu não vou ter tempo pra nada, o Evento "Planeta Sustentável" tá uma loucura, ontem tivemos que chegar lá no parque do Ibirapuera às 5:15 da manhã porque tinhamos o compromisso de entrar ao vivo no "Bom dia Brasil" na Globo, eu acordei às 3:00 da manhã...nossa que sono, que dia cumprido, a hora não passava. Pra completar, ontem foi dia de rodízio do nosso motorista, então tivemos que sair do parque depois das 20:00, mas às 18:00 tivemos também os links ao vivo com o jornal da Rede Tv, aliás, foi uma reportagem super bacana, com informações pertinentes à população no que diz respeito ao que podemos fazer em casa pra poupar nosso planeta, e dicas de como reciclar sem ter trabalho, pois a maioria das pessoas até tem vontade de reciclar, mas não gostam do trabalho que dá pra separar os residuos sólidos (latinhas, garrafas pet, caixinhas longa vida, etc...)
Bom, acho que o nosso stand está cumprindo a missão direitinho.
Amo muito tudo isso-Sou PUERAS!!!
É isso gente, ontem foi só o 2º dia do evento, ainda temos muito trabalho pela frente, nosso desejo é atingir o maior numero de pessoas possível, pois o intuito é a conscientização.
Beijos, até amanhã...se der tempo d'eu postar alguma coisa...rsrsrs
terça-feira, 9 de outubro de 2007
No Ibirapuera
Hoje, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou o circuito sustentável no Parque do Ibirapuera. O evento ainda teve as presenças da atriz Denise Fraga, que contou uma história para as crianças, e da apresentadora Eliana
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou o circuito sustentável no Ibirapuera. O evento ainda contou com a presença da atriz Denise Fraga, que contou histórias para as crianças, e da apresentadora ElianaNa presença de crianças de escolas municipais convidadas, de representantes das empresas patrocinadores, da equipe do Planeta Sustentável e do público visitante, o prefeito Gilberto Kassab, falou da importância do evento para a cidade e para este momento, na companhia de Sidnei Basile, diretor de relações institucionais da Editora Abril. Até o final da semana espera-se a visita de cerca de 800 mil pessoas que receberão orientações sobre pequenas/grandes práticas diárias que podem ajudar o planeta.
"O Ibirapuera é referência para São Paulo, é o lugar perfeito para o exercício de ações de cidadania e de preservação do ambiente", disse Kassab que, depois da abertura, dirigiu-se à estação da INCLUSÃO SOCIAL, a primeira do circuito da sustentabilidade. Nela, viu a exposição de fotos dos atletas que participaram dosJogos ParaPanamericanos - realizados no Rio de Janeiro, em agosto -, e orientado sobre o trabalho da empresa I. Social, que já inseriu no mercado de trabalho mais de dois mil portadores de deficiência física. Além disso, participou da experiência sensorial proposta pelo estande: vendar os olhos para sentir a privação dos sentidos e aguçar mais o tato ao tentar identificar objetos pela sua forma, textura e cheiro. "Este espaço mostra a todos a importância de criarmos políticas públicas de inclusão em seus diversos aspectos", salientou.
Enquanto isso, na Estação Central do projeto, a atriz Denise Fraga contava uma história de Gabriel Pensador para as crianças. "É a história de um menino que tinha seis dedos, mas a gente não pode ter preconceito por causa disso", conta Lucas Rocha, de 11 anos, que aprendeu que a água usada para lavar roupa serve também para outras coisas, como lavar o carro. "Agora vou falar pra minha mãe que ela não pode jogar essa água fora", disse ele.
"Aqui no Parque tem muitas atividades para vocês se divertirem, mas também aprenderem como ajudar o planeta" disse Sidnei Basile às crianças presentes na abertura do evento. A importância de conscientizar os pequenos recheou a programação de atividades inteligentes e lúdicas que mostram que é possível, sim, aprender brincando: modelagem com papel na oficina do Banco Real, sucata sonora na oficina da CPFL e brinquedos de sucata na oficina da Bunge. "As crianças são o futuro do país e podem reeducar seus pais", afirmou a apresentadora infantil Eliana, que causou certo alvoroço entre o público infantil assim que chegou ao Parque.
Depois do estande sobre INCLUSÃO SOCIAL, o itinerário planejado no Ibirapuera segue com outros temas:
- NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS, coordenado pela ONG Amigos da Terra, o estande mostra produtos que geram emprego e renda para a Amazônia, sem deixar de preservar a floresta;
- TRATAMENTO DE RESÍDUOS, organizada pela ONG PUERAS, que mostra incríveis objetos de decoração feitos com material reciclado e vários tipos de sabão feitos a partir do óleo de cozinha;
- MOBILIZAÇÃO e PARTICIPAÇÃO SOCIAL é o tema da quarta estação, administrada pelo Centro de Voluntariado. A orientação dos monitores é complementada por um painel com as 750 entidades cadastradas pela entidade: nele, os interessados encontram a instituição mais ajustada aos seus interesses e que ainda seja perto da sua casa , o que garante ainda mais a continuidade da ação;
- CONSUMO CONSCIENTE é o tema "comandado" pelo Instituto Akatu. Ao penetrar pelo labirinto montado no estande, o visitante toma conhecimento de números alarmantes sobre o consumo desenfreado e também de soluções para contê-lo como, por exemplo: "só troque o celular quando realmente precisar". Já imaginou se os 120 milhões de usuários de celular no Brasil resolvessem adquirir um modelo mais moderno a cada ano e jogassem o aparelho "velho" no lixo?
- Após ter assimilado bastante informação e feito um bom exercício caminhando entre as estações - são 3 km, no total! - chega-se ao estande da CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, que mostra formas de construir e montar sua casa com mais responsabilidade.
"Podemos aprender a mudar os nossos hábitos em cada estação do circuito da sustentabilidade e esperamos que esta seja uma ação com multiplicidade pela cidade", afirma o prefeito Gilberto Kassab.
As dicas para quem for percorrer o circuito completo são: calçar tênis - imprescindível para aproveitar todo o percurso - e não esquecer de carimbar o "passaporte" em cada um dos estandes. Só assim o visitante leva a sacola de algodão orgânico do Planeta Sustentável, adquirida no estande da Editora Abril, junto à Estação Central.
Tomara que muitas sacolas sejam distribuídas até o dia 14 de outubro. Assim, os visitantes - antes mesmo de sair do Parque - já terão aderido a uma prática ambientalmente responsável. Vai lá!
Reportagem retirada do site do evento realizado pela Editora Abril
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Planeta Sustentável de 08 à 14 de Outubro no Parque do Ibirapuera.
O Planeta Sustentável também entrou na luta contra o uso das sacolas de plástico e vai distribuir (gratuitamente!) sacolas de algodão orgânico não-descartável no Parque do Ibirapuera, durante a semana que vem: do dia 8 ao 14.
Quem vai ganhar a sacola? Quem tiver fôlego para percorrer as seis estações temáticas do Planeta Sustentável no Parque. Funcionará assim: em cada uma das estações - Negócios Sustentáveis, Trabalho Voluntário, Construção Sustentável, Inclusão Social, Resíduo e Consumo Consciente – o visitante terá seu "passaporte" carimbado. Depois de ter completado o circuito da sustentabilidade e aprendido muitas maneiras de ajudar a preservar o planeta, o visitante receberá uma sacola de algodão.
Há campanhas que pregam o abandono das sacolas de plástico em muitos países. Austrália, Índia, Paquistão, Taiwan, Canadá, Inglaterra, Japão, Nova Zelândia, Bangladesh, Itália e os países escandinavos são alguns exemplos: lá as pessoas são incentivadas a não usar as sacolas plásticas, por meios diversos: restrições, proibições ou impostos. A Irlanda, por exemplo, reduziu em 90% o consumo de sacolas plásticas desde 2002, ano em que começou a campanha. Em Paris, as sacolinhas devem ser banidas do comércio até o final deste ano.
O Brasil também entrou na onda da sacola reutilizável, que além de ecologicamente correta pode ser fashion. Marcas como Cavalera, Lita Mortari, Maria Bonita, Sommer, Neon, Giselle Nasser, Lorenzo Merlino e Blue Man já assinam suas versões por aqui. Nós, do Planeta Sustentável, também queremos ver o meio ambiente livre dos sacos plásticos, que levam cerca de 500 anos para se decompor!
sábado, 6 de outubro de 2007
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
Não Sou Mais...
O vento mudou,
Mudou de direção.
Enquanto você estava lá sentado
Achando que o vento
Sempre sopraria ao seu favor.
Agora que eu não rimo mais
Com sua poesia
Você vem com ironia
E me nomeia o seu caos
Toda a minha juventude
Sempre esteve ao seu bel prazer
Você sempre viveu
No seu mundo fechado, pequeno e exato
Tudo sempre na hora marcada
Cada atitude friamente calculada
Já não sou mais
A garota tola de antes
Sou apenas o desenho torto
Que borrou a sua pintura
Você sempre viveu
No seu mundo fechado, pequeno e exato.
Musiquinha nova!!!